terça-feira, 17 de agosto de 2021

Liturgia 3

 - A missão de todo cristão é tornar Deus acessível através de seu filho Jesus. Você entende isso, meu neto?

Em Liturgia todos se trancaram entre as muralhas e pensaram que o evangelho só acontecia ali para aquele grupo fechado de pessoas. Para os eleitos, os escolhidos, os que erguem as mãos em cada culto.

Encaixotaram Deus!

Liturgia não é nada diferente de qualquer outra religião que tenha surgido em algum canto dessa terra.

É a mesma metodologia: Um deus que interage com um representante exclusivo que então leva sua mensagem ao seu povo escolhido, exigindo deles fidelidade e oferendas em troca de bençãos que no geral são materializadas em coisas que tornam a vida de seus servos menos penosa e mais fácil. Esse mesmo deus odeia todos que os opostos ao seu povo, mas é incapaz de perceber que seu povo comete os mesmos erros de todos os outros. Eles pregam que seu deus é tolerante com eles e mortalmente feroz contra os outros.

O Deus dos evangelhos que Cristo nos revela é o contrário disso - os olhos de Jeremias brilharam no instante em que ele começou a falar sobre sua fé -

Perceba uma coisa, José.

Todos querem saber onde encontrar Deus.

É a mulher samaritana querendo saber se é no monte ou em Jerusalém como acreditavam os Judeus; são os gregos sedentos por novidades acerca dos deuses em Atenas; até mesmo os discípulos que viam a Jesus face a face e não entendiam que essa visão e convivência ainda não era o bastante e dEle ouviram "eu vou partir".

Ninguém entendeu que o local onde ele foi, onde ele está, onde ele escolheu partir seria para dentro de cada um de nós. No mais íntimo e profundo de todos nós.

Portanto, José, eu nunca poderia permanecer em Liturgia. Eu sabia que Deus estava em cada chão dessa vida em alguém necessitado; na criança abandonada pelos pais; no viciado que perdeu a razão de viver e todo dia se entorpece para não encarar sua desolação; na viúva; no doente; no marginalizado; encarcerado; no homossexual que teme se aceitar publicamente e sofrer mais do que já sofre enganando não aos outros, mas a si mesmo para preservar sua vida; no faminto; na mãe solteira; em todo lugar onde existir alguém oprimido pelo mesmo moralismo que rege a vida em Liturgia, ali é meu lugar, é ali que estarei anunciando que Deus está em nós e não mais lá distante, inacessível!

Nenhum comentário: