Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:25
Nesse quase fim do período de distanciamento social a que foi acometido o mundo a pergunta que fica é: E agora? E depois?
Se a sua vida simplesmente voltar a normalidade anterior, acredito que você não tenha aprendido nada nesse tempo.
Sem querer entrar no mérito da discussão que circunrodeou palcos de religiosos ávidos por justificativas divinas, se foi Deus que enviou o vírus como um castigo, guardadas as devidas proporções, um novo dilúvio; se foi meramente uma arma biológica; ou qualquer motivo diferente que tenham dito. O que devemos sempre, com olhos atentos e ouvidos abertos, é perceber que em todas as situações podemos tirar lições.
A obrigatoriedade de nos distanciarmos uns dos outros nos levou a origem da igreja: o lar!
Nossas casas voltaram a ser o local de culto primário e anúncio do evangelho.
Ali, na nossa sala, ou quarto, sem os palcos que nos dão grande visibilidade. Sem o aparato tecnológico que nos permite produzir um espetáculo admirável do ponto de vista artístico e no qual até nos orgulhamos dizendo muitas vezes "pra Deus o melhor".
O terno deu lugar a camiseta normal, bermuda, chinelos.
O baner com logotipo da denominação foi trocado pela parede do fundo da sala que em alguns lares carece até mesmo de uma renovação de pintura.
Os instrumentos musicais foram desligados e ouvimos apenas nossas vozes, com algumas exceções o som tímido de um violão.
Eu sei que muito de vocês anseiam por retornar todo domingo ao local que consideram sagrado e chamam casa de Deus. Mas tenha calma e entenda o ensinamento de Deus nesse período turbulento.
Eu gosto muito desse texto de Hebreus e já o uso há mais de 1 década quando o fenômeno dos chamados desigrejados estava ganhando fama pelo mundo, por ser repleto de ex membros denominacionais que resolveram largar o convencional pelas reuniões caseiras em grupos pequenos.
Esse grupo, do qual faço parte, por anos tem sido atacado por essa forma de cultuar a Deus.
Na visão dos que atacam, eles deveriam fazer parte de um modelo padrão atual.
O autor de Hebreus discorda desse ataque.
Nesse texto, o advérbio de modo "COMO" faz toda diferença para entendermos esse texto.
Reunir-nos "como" igreja e não Reunir-nos NA igreja.
Igreja não é um local específico, então o que é?
A palavra Igreja origina do grego eclesia, citada por Jesus em Mt 16:18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Jesus, motivado pela afirmação de Pedro do qual ele (Jesus) era o Cristo filho do Deus vivo, usou a palavra igreja pela primeira vez.
Contudo, esse termo surgiu 500 anos antes de Jesus na Grécia antiga com o filósofo grego Sólon, ao organizar uma reunião, ou assembléia, ou encontro de pessoas fora do ambiente político tradicional ateniense, ou simplesmente "os de fora do sistema".
500 anos depois, Jesus diz que baseado na afirmação de que ele era o Cristo filho do Deus vivo, estava estabelecendo sua igreja, ou reunião, ou assembléia, ou grupo de pessoas comuns de fora do sistema reliogos tradicional judeu.
A igreja ficou conhecida na sua origem por pessoas de fora de um sistema religioso padrão.
Estabeleceu seus locais de encontro em pontos públicos, até que com a perseguição teve de se refugiar nos lares, onde permaneceu por 3 séculos seguidos crescendo e afrontando os poderes politicos e religiosos de sua época.
A igreja de Cristo nunca precisou de lugar, ela só precisa ser.
Basta estar edificada sobre o fundamento de que Cristo é o filho do Deus vivo.
Se teu encontro dominical no local habitual te faz cristão só ali... Tenho péssimas notícias pra você. Aquele teu vizinho chamado "desigrejado" por cultuar em casa tem mais de Cristo nele que você.
John Wesley, evangelista inglês do século XVIII fundador do movimento metodista dizia: Meu púlpito é o mundo!
Ele entendeu que todo lugar era extensão da igreja desde que ele estivesse reunido COMO igreja.
Faça de sua casa, trabalho, lazer, ou qualquer ambiente uma extensão da verdade que edificou a igreja: Cristo é o filho do Deus vivo!
sábado, 25 de abril de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário