quinta-feira, 25 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Multiforme graça?




Bramanismo
Esta é a súmula do dever: Não faças nada a outrem que te causaria dor se fosse feito a ti. (Mahabharata 5,1517)
.
Budismo
Não ofendas os outros por formas que julgarias ofensivas a ti mesmo. (Udanavarga 5,18)
.
Confucionismo
Existe máxima pela qual devemos reger-nos durante toda a nossa vida? Sem dúvida, é a máxima da bondade e do amor: Não faças a outrem o que não quererias que eles fizessem a ti. (Anacleto 15,23)
.
Taoísmo
Considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo como a tua própria perda. (Tai-Shang Kan-Ing Pten)
.
Judaísmo
O que é odioso para ti não o faças ao teu próximo. Essa é toda a Lei; todo o resto é comentário. (Talmud, Shabbat 31a)
.
Islamismo
Nenhum de vós será crente enquanto não desejar para seu irmão o que deseja para si mesmo. (Sunan)
.
Cristianismo
Tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós, porque esta é a Lei e os Profetas. (Mateus 7,12)

O dia em que um sorriso parou São Paulo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Porque evitamos a verdade?

Ninguém neste recinto, incluindo o seu pastor, acredita na fé cristã. Nenhum de nós daria a outra face. Nenhum de nós venderia tudo que tem e daria aos pobres. Nenhum de nós daria o casaco a um sujeito que tivesse tirado nosso sobretudo. Cada um de nós acumula todo o tesouro que consegue. Não praticamos a religião cristã e não temos qualquer intenção de praticá-la. Logo, não acreditamos nela. Eu portanto me desligo, e aconselho vocês a pararem de mentir e se dispersarem.

Sinclair Lewis, em Elmer Gantry (1927)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A nova Jerusalém

Quem nunca imaginou, ao ler as escrituras ou por algum meio como seria a entrada no mundo do porvir, das regioes celestiais.
Pifaros, tambores, sitaras, corais de miriades de anjos, luz , gloria, trono ofuscante um grande aparato musical jamais visto, pirotecnia gloriosa fulminante para qualquer terraquio, seriam as entradas dos vencedores no reino celestial

Mas esse é o evangelho que ouvimos espelha-nos que gloria e triunfo é show, luz etc. Os pulpitos ja usam efeito sonoros musicais , iluminaçao e dramatizaçao para nos congelar a imagem mental de uma entrada triunfal retumbante.

Comecei a ver a entrada no reino celestial como quem entra na cidade do rei com um jumento, e perceber que quando isso acontece nao se quer triunfo pois triunfo ja "é", pois nada mais se quer pois ja se tem.

Mansões celestiais podem ser casas simples mas que nos sentimos em paz. Ruas de ouro podem ser ruas onde há pureza nos transeuntes. Adornos de pedras preciosas podem ser as frutas brihantes de um pomar, pode ser um gesto de abraço e aperto de mãos de seu irmao que te de a sensaçao de que é o proprio Jesus a aperta-la, e não o que se fala, como se Jesus fosse um politico em época de eleição.
Pode ser mais simples e mais enterno e mais alegre, e mais retumbante do que se diz porque é dentro de nós... Tomara... Tomara.
Show gospel já temos aqui na terra...
Espero Deus que nesse dia eu seja apenas bem vindo e me diga meu Deus: Sinta-se como em sua casa e sua familia!
Isso é melhor que orquestras... Precisamos de mais quietude e silencio!

L. Dub