quarta-feira, 15 de julho de 2009

Protestantismo A RELIGIÃO DO LIVRO

Estava navegando pelo orkut, quando me deparei com um texto cujo tema é semelhante a outro texto que publiquei no blog, então, como que dando seguimente ao assunto, aqui vai o texto:



Para os primeiros cristãos Jesus era "A Palavra Vivente", Luz, Pastor, Pão, Água etc... E tudo o que o judaísmo afirmou no salmo 119. Os primeiros cristãos existiram, se espalharam e prosperaram sem nenhum livro, sem um novo testamento. Não foi como o posterior protestantismo, A RELIGIÃO DO LIVRO. O quarto Evangelho repudia a religião do livro: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" Paulo também repudia uma religião de livro, ley ou letra que é a mesma coisa: "Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." O protestantismo fez da Bíblia seu Cristo, e tem que ser dito, aqueles que afirmam que ela é a Palavra de Deus são muito ignorantes sobre o que a Bíblia afirma sobre ela mesma. O Novo Testamento foi escrito pela igreja, reunido e canonizado por ela, não é nenhuma revelação, não é a palavra de Deus. Católicos e protestantes se enganaram na sua procura de uma autoridade vertical para viver, porque todas as autoridades verticais são, pela sua propria natureza, desumanas e malvadas. Devemos respeitar o testemunho da igreja da era do Novo Testamento, só que não mais do que merece qualquer testemunho humano. A Eclesiologia (culto à iglesia) e a Bibliolatria (culto a um livro) são a mesma coisa.


3 comentários:

Cristiano Almeida disse...

Mano, entenda o que vou escrever como uma busca por compreensão do sentido de seu texto, pois não sei se compreendi bem, e como uma colocação de pingos no is. Por favor leia com calma, porque terei que explicar os detalhes do que quero espressar.

Nossa religião (o que nos religa a Deus) é Cristo. Somente nele, e não um um livro, conseguimos agradar e servir ao Pai. Ter a Bíblia como centro do cristianismo é um erro, pois se fosse o caso, o nome seria biblionismo. Contudo, para servir a Deus e seguir os passos de Cristo, é necesário primeiro conhecer a essência de Cristo e do Pai.

No período da Lei, os pais passavam o conhecimento de Deus para seus filhos, bem como os sacerdotes ao povo em geral. Isso nem sempre funcionava como deveria, pois bons ensinos eram por vezes esquecidos, bem como ensinos errados às vezes eram passados. Veja as vezes que o povo israelita se corrompia por não lembrar mais dos preceitos e das obras divinas. Lembre também dos sermões que Jesus passava nos mestres do judaísmo por doutrinas humanas, como nunca comer sem antes se lavar, por exemplo.

Também ao levar o evangelho aos gentios, Deus conduziu seus servos por vários caminhos, muitos deles dolorosos, para que realizassem essa tarefa. Recordo de Cornélio que foi orientado a mandar chamar Pedro para que este lhe falasse a respeito do Reino de Deus. Se Pedro não estivesse ali para falar de Cristo, qual seria a sorte de Cornélio? Pois o mesmo Cornélio que era um homem de bom coração, que ajudava seu próximo honestamente, que não era ímpio (aqui deixo aberta a oportunidade de procurar o sentido "não evangélico" da palavra), foi avisado de que ainda lhe faltava algo aos olhos de Deus. Esse algo faria grande diferença.

Enfim, é preciso que Cristo, como mediador entre Deus e o homem, seja divulgado. Nisso refiro-me à nova aliança que ele fez, aliança que pede comprometimento, como qualquer aliança. Não basta ser "boa gente", ser cristão é um pouco além disso.

Se na época dos juízes, dos reis, dos profetas, havia problemas em passar a palavra adiante, da mesma forma aconteceu com a igreja cristã primitiva. Nem preciso falar de como se tem passado mal a mensagem do evangelho hoje! E é por isso mesmo, que concluo dizendo que nunca se fez tão necessário conhecer, ensinar e seguir tudo que ficou registrado na Bíblia sobre o evangelho da Graça de Cristo. Ainda que a Bíblia não seja a Palavra de Deus, inegavelmente ela contém essa Palavra de orientação para nossas vidas. Faz muita diferença na vida do homem seguir os ensinos dela, sempre tendo em mente que a base de nosso relacionamento com Deus está em seu filho Jesus.

Paz, meu brother.

Joe disse...

Corroboro da sua opinião.

Anônimo disse...

È prá parar e pensar...