domingo, 11 de maio de 2008

Dons Ministeriais

Efésios 4:8 Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.Efésios 4:9 Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?Efésios 4:10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.Efésios 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...

DOM= presente, dádiva, talento, aquilo que foi ou é dado.

Essa passagem de Efésios 4 fala sobre a unidade do Corpo de Cristo, e aí está falando sobre os dons ministeriais que Jesus DEU para a Igreja.Existem 5 ministérios eclesiásticos, apenas 5, nada mais e nada menos.Todos nós, membros do Corpo de Cristo temos vocação para 1 dos desses dons, com exceção do Ministério Apostólico, pq?1- Todo Apóstolo foi chamado diretamente por Cristo, não hove alguém que chamasse em nome de Cristo, mas o próprio Cristo foi e chamou aquele que ele escolheu como Apóstolo, a evidência bíblica disso é a palavra usada no texto original: "proskaleo" que é derivado do verbo "kaleo", que tem significado de "chamar", porém proskaleo se refere a chamada direta.2- O ministério apostólico estabeleceu fundamentos para a Igreja (ICor 3:10 e Ef 2:20)3- Na cidade santa haverão apenas 12 fundamentos e sobre eles os nomes dos 12 apóstolos (Ap 21:14)Se alguém quer receber o título de apóstolo nos dias atuais, tem que provar que o próprio Jesus desceu na terra e o chamou; estabelecer fundamentos para a Igreja, lembrando que a bíblia foi finalizada no Apocalípse, logo não há novos fundamentos a não ser os que já existem; e tbm provar como terá seus nomes nos fundamentos da cidade santa já que os que lá estarão são os nomes dos 12 apóstolos bíblicos.Voltando a falar dos dons ministeriais...Eles nos foram dados com uma finalidade:Efésios 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu SERVIR, para a edificação do corpo de Cristo.
É para SERVIR e edificar o Corpo de Cristo.Qualquer outro que diga ter um ministério, mas que está fora desse padrão bíblico, NÃO TEM UM MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO.Qualquer um que venha com discurso de formação de LÍDERES, desconhece que o texto fala em SERVIR e não liderar.Dons são presentes, há dons e mais dons, Paulo mesmo disse que são vários (ICor 12:4), cada um com sua finalidade, não vou entrar em detalhes sobre eles, nem sobre os tipos de dons, ficarei nos ministeriais, esses 5 citados em Efésios 4.
Os dons de Deus não são negociáveis, não tem como objetivo gerar fundos, mesmo que seja por uma boa causa, não são usados com fins lucrativos, mas como já foi dito, para a edificação da Igreja e serviço prestado aos membros dela.

Atos 8:18-23 Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito [Santo], ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo.Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.
Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade.

Simão certamente queria adquirir o dom de Deus para usar em suas apresentações de feitiçaria e assim administrar o reconhecimento e merecimento que tinha do povo.

Mateus 10:8 Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Nessa passagem vemos Jesus enviando seus 12 para o exercício ministerial ao qual eles foram vocacionados. Jesus diz claramente para DAREM o mesmo que receberam.O ministério de Deus é concedido gratuitamente, Deus não te cobrou nada e nem vai te cobrar, pois ele te deu, e ninguém recebeu por merecimento, mas por misericórdia.

Um comentário:

[Nem's] Neemias Santana disse...

Cara...texto muito maneiro !!!

É sempre um prazer ler palavras respaldads e equilibradas em suas colocações.

Parabéns pelo blog, mano !!! Fico feliz em ter a possibilidade de vistar esse espaço de tamanha generosidade e verdade.

Gostei muito, tbm, do texto "Meninos tbm choram".

Grande abraço, brother !!!

Nem's