quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

ADÃO E EVA



Gênesis 2:18-24 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.


Estava teclando esses dias e a conversa surgiu: "Casamento"; "Vida a Dois".
Bem, aí resolvi postar o que entendo sobre esse lance, e fui na origem... Láaaaaa em Adão e Eva!
Putz! Precisei ir longe pra dizer o que entendo, porque a origem diz tudo para mim!
E como nossa origem na verdade é de Deus (Gn 1:27), vamos entender, ou melhor, tentar entender o que e como entendo essa coisa toda:

1- Deus diz: "FAÇAMOS o homem, a NOSSA, imagem e semelhança"
Façamos e Nossa são expressões que no texto indicam que são mais de um, óbvio até aqui.
Sabemos que Deus é 3 em 1.
Deus vive um plural como se fosse singular!

Isso já me ensina muito na questão de vida a 2.

2- Deus sendo 3 e nós imagem e semelhança dEle, não poderíamos ser 1 (até então Adão), então Deus cria a mulher.
Obs: Deus não estabelece um critério para a criação da mulher, Ele apenas diz que não era bom ao homem ficar sozinho!

Deus cria a mulher na intenção dela ser uma companheira idônea, não uma escrava, ou um objeto de satisfação aos prazeres do homem.

Adão quando recebe a mulher, se sente pleno!

Só posso concluir que vida a 2 tem que ser vivida como 1 só.

Não 1 e 1, cada qual com seu próprio interesse, mas 1 em igualdade. Tem que ser mais que um capricho do ser humano.

Nosso conceito de amor é deturpado, amamos nossos interesses e não sabemos deixá-los em segundo plano em função do interesse alheio. Um amor que visa seus próprios interesses.

Pra Deus é simples ser 3 vivendo como 1... E nós permanecemos sendo 2 sem saber ser 1.

Temos que aprender a viver em função do outro e abrir mão de nossos desejos, como Cristo que viveu em função da humanidade amando-a acima de si mesmo, acima de sua glória divina e se tornando servo daqueles que mais amava.

Aprender que o que podemos fazer pode ser bem melhor do que aquilo que queremos que seja feito para nós e que todo dia seja igualmente novo e uma nova oportunidade para se amar ainda mais e provar para quem se ama que vale a pena viver em função de outro alguém.

Temos que aprender a lição que Deus nos ensina, que Ele sendo Deus, nos amou de forma incondicional, nos perdoando todas as transgressões.
Que Cristo deu a própria vida por nós, porque nos ama de forma incompreendida até então por nós.
Que o Espírito Santo nos auxilia a andarmos em unidade e superar nossas falhas.

Se não nos comprometermos a fazer de tudo isso, exatamente o que aprendemos com nosso Criador, então tudo é em vão.

Amar incondicionalmente como o Pai; nos entregarmos, mesmo que custe a própria vida como Cristo o fez; e andarmos em unidade, vivendo como um só corpo, em auxílio as dificuldades de cada um como o Espírito Santo o faz por nós.

Que ninguém se comprometa a viver menos que isso, pois é o mesmo que viver nada.




10 comentários:

Rute disse...

Não sei nem o que dizer..
Você é simplesmente expetacular!!

Naty disse...

Wow... tem chão pra andar hein....hehehehehe mto bom!!!

Menina Chata disse...

Hey, mineiro...

"Temos que aprender a viver em função do outro e abrir mão de nossos desejos, como Cristo que viveu em função da humanidade amando-a acima de si mesmo, acima de sua glória divina e se tornando servo daqueles que mais amava.

Aprender que o que podemos fazer pode ser bem melhor do que aquilo que queremos que seja feito para nós e que todo dia seja igualmente novo e uma nova oportunidade para se amar ainda mais e provar para quem se ama que vale a pena viver em função de outro alguém."

Dizem que isso é uma baita utopia.
Eu sinceramente, tô afim de aprender isso...
Mas tenho um longo caminho pela frente.

Ká Esteves disse...

Joe... mto bom!!!
Adoreiiii ....

Aiade Raíma disse...

Eu li o post da Maui no tópico da comu e fiquei encantada, vim correndo ler o texto inteiro!

Muito bom lembrar do valor da renúncia, sem ele relação nenhuma é fortalecida !

Mr. Ziggy disse...

Fantástica a equação matemática. O resultado a que ela chegou então é brilhante! Gostei de toda essa racionalidade bem aplicada. Tô sentindo um PREGADOR na área. Abraço!

Cris disse...

Sempre surpreendente com as palavras....

Wow!

Cristiano de Almeida disse...

Onde assino, brother?

Jz disse...

wow!

Nadima Chalup disse...

Que lindo! Adorei o texto!